A greve geral de médicos e enfermeiros, prevista para a partir de 25 de Outubro, vais estar em debate na Rádio Alfa, órgão que pertence ao mesmo grupo do jornal A NAÇÃO. O debate conta com a participação de Maria de Brito, Presidente do SINT-CAP, que participa a partir da ilha do Sal, Eliseu Tavares, Presidente do SISCAP, da ilha de Santiago e Luís Fortes, Presidente do SINTAP, que participa a partir do Mindelo.
Tendo como mote o facto de hospitais, delegacias de saúde e outras prestações relacionados com os serviços de saúde a nível nacional estarem sobre o espectro de uma greve geral, a Rádio Alfa debate este sábado,14, entre as 10 e 12h, os contornos que estão por detrás desta ameaça de paralisação no sector.
Os médicos e os enfermeiros, através dos respectivos sindicatos apresentaram já ao governo um caderno reivindicativo da classe, comunicando desde logo as suas intenções de paralisar todo o sistema.
Isso, caso não sejam atendidos os seus direitos profissionais, cuja realização, segundo dizem, tarda em chegar. Cansados de esperar, querem ver tudo resolvido, o mais tardar, daqui a 10/11 dias.
Ultimato à ministra
Médicos, enfermeiros e os respectivos sindicatos que os representam deram já um ultimato à ministra Filomena Gonçalves.
Se até ao dia 25 deste mês de outubro não forem atendidas as suas reivindicações, poderá haver uma greve à escala do país.
Aumento do salário base da carreira médica e de enfermagem; a contratação de mais quadros e a regularização de todas as prestações devidas ao INPS são algumas das exigências.
Sindicatos unidos
Importa lembrar que o referido caderno reivindicativo abrange funcionários da ilha de Santiago, de São Vicente, Sal, Santo Antão e São Nicolau, através dos seguintes sindicatos: SINT-CAP, SINTAP, SISCAP, SLTSA E SICOTAP – são as agremiações que abrangem os diversos ramos de actividade laboral e que têm também como filiados médicos e enfermeiros.
Maria de Brito, Presidente do SINT-CAP, que participa a partir da ilha do Sal, Eliseu Tavares, Presidente do SISCAP, da ilha de Santiago e Luís Fortes, Presidente do SINTAP, que participa a partir do Mindelo estarão assim nas antenas da Rádio Alfa a debater este importante tema para a sociedade cabo-verdiana.
O Ministério da Saúde optou por não participar no debate.