A Confederação Africana de Futebol (CAF) realiza-se hoje, o sorteio da fase de grupos da Taça das Nações Africanas 2023 (CAN), que se acontece em janeiro de 2024, na Costa do Marfim, prova na qual Cabo Verde está qualificada.
No sorteio, que começa às 18h (horário de Cabo Verde), Cabo Verde vai estar no pote 3 com a Zâmbia, África do Sul, Guiné Conacri, Guiné Equatorial e Mauritânia, no sorteio para a fase final do Campeonato Africano das Nações a ser realizado na Costa do Marfim.
A classificação para o sorteio final oficial é baseada nos últimos “rankings” da FIFA, com as 24 equipas qualificadas distribuídas em quatro potes com base na classificação.
Equipas
O pote 1 contempla a anfitriã Costa do Marfim, juntamente com as nações mais bem classificadas, nomeadamente Marrocos, que foi semifinalista da Copa do Mundo da FIFA no Qatar em 2022, o actual campeão africano, Senegal, campeão de 2004, Tunísia, campeão de 2019, Argélia e campeão em tempo recorde, Egipto.
O pote 2 é constituído pelas seis selecções que se seguem aos do pote um, com melhor classificação, incluindo as Super Águias da Nigéria, que conquistaram o troféu pela última vez em 2013 na África do Sul, os pentacampeões Camarões, Mali, os semifinalistas de 2021, Burkina Faso, Gana e República Democrática do Congo.
No pote 3, Cabo Verde, que continua a melhorar, é agrupado com a Zâmbia, campeã de 2012, a África do Sul, campeã de 1996, Guiné, Guiné Equatorial e Mauritânia.
O pote 4 inclui as equipas com classificação mais baixa na competição, designadamente Angola, anfitriã em 2010, ao lado de Guiné-Bissau, Namíbia, Gâmbia e Tanzânia.
C/ Inforpress