A seleção nacional de futebol prepara-se para dois jogos amigáveis com a Argélia, no dia 12, e Comores, no dia 17. Para estas disputas, Bubista divulgou uma lista de 32 convocados, entre eles estreantes, como forma de “dar oportunidade aos mais jovens”. Os embates visam, também, preparar os tubarões azuis para as eliminatórias para o Mundial 2026.
O jogo com a Argélia está agendado para 12 de Outubro, em Argel, e com os Comores cinco dias depois, 17 de Outubro, em Marselha, na França, onde existe uma grande comunidade cabo-verdiana.
Da lista dos 32 convocados destaque para as estreias na convocatória de Bruno Varela (Guimarães), Steven Moreira (Columbus – EUA), Sidnei Cabral (), Diogo Mendes (Marítimo – Portugal), Helio Varela (Portimonense – Portugal) e Serginho (Viborg – Dinamarca).
Dar oportunidade aos mais jovens
Em conferência de imprensa, Bubista explicou que se trata de uma convocatória de consistência e para dar oportunidades aos mais jovens, por forma a ver alguns jogadores que ainda não tiveram a possibilidade de jogar na seleção.
Por isso, precisou que da lista dos convocados, constam 23 futebolistas que participaram nas eliminatórias do CAN, sete das seleções de base e seis estreantes, com destaque para o guarda-redes Bruno Varela, que já foi titular do Benfica de Portugal.
Preparação eliminatórias Mundial 2026
Estes dois jogos, segundo o selecionador, servirão para trabalhar as dinâmicas da equipa e preparar os dois jogos das eliminatórias para o Mundial 2026, agendados para Novembro.
Este vai ser o sexto jogo amigável entre Cabo Verde e Argélia, com o saldo de dois empates, duas derrotas e uma vitória, no triunfo por 3-2, realizado em 2018 em Argel.
O jogo com a seleção dos Comores, que não vai estar na fase final do CAN’2023, vai ser o primeiro entre os dois combinados nacionais.
Lista dos convocados
Guarda-redes: Vozinha (AS Trencin – Eslováquia), Marcio Rosa (Anadia – Portugal)
Tiago Gomew (Union Gilloise – Bélgica) e Bruno Varela (Guimarães – Portugal)
Defesas: Pico Lopes (Shamrock Rovers – Irlanda), Diney Borges (FAR Rabat- (Marrocos), Steve Furtado (CSKA 1948 – Bulgaria), Dylan Tavares – Bastia -França), Logan Costa (Bastia – França), Cristopher da Graça (HJK – Finlândia), Sidney Cabral (Erfurt – Alemanha) e Steven Moreira (Columbus- EUA).
Médios: Jamiro (San Jose – EUA), Kevin Pina (FK Krasnodar – Russia), Kenny Rocha (AEZ – Chipre), Patrick Andrade (Qarabag – Azerbaijão), João Paulo Fernandes (Sheriff- Moldávia), Deroy Duarte (Fortuna Sittard – Países Baixos) e Diogo Mendes (Marítimo – Portugal).
Avançados: Ryan Mendes (Karagumruk – Turquia), Garry Rodrigues (Ankaragucu – Turquia), Willy Semedo (Omonia – Chipre), Bebé (Real Zaragoza – Espanha), Jovane Cabral (Sporting – Portugal), Gilson Tavares (Benfica – B – Portugal), Bryan Teixeira ( Sturm Graz – Austria), Duk Aberdeen- Escócia), Euclides Andrade “Clé” ( Belenenses – Portugal), Serginho ( Viborg – Dinamarca) e Hélio Varela ( Portimonense – Portugal).