Vinte e uma mulheres de São Vicente receberam os seus kits de iniciação e reforço de pequeno negócio após terminarem o curso de estética. Esta ação faz parte do Projeto “Promover o Empoderamento e Autonomia Económica das Mulheres e Jovens” desenvolvido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).
As formandas, além dos kits, receberam também os certificados do curso de estética, fruto de uma parceria estabelecida entre o ICIEG e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O evento de entrega teve lugar ontem, na Escola Técnica do Mindelo onde foi feita, igualmente, a abertura oficial do curso de Pastelaria e Panificação, destinado às calceteiras da ilha de São Vicente, e o curso de Higiene e Segurança, voltado para as empregadas domésticas.
De acordo com o ICIEG, ambos os projetos estão integrados no âmbito do projeto “Promover o Empoderamento e Autonomia Económica das Mulheres e Jovens”.
Segundo a mesma fonte, o evento representou um “passo significativo no fortalecimento económico das mulheres e jovens e na promoção para a igualdade de género na ilha de São Vicente, contribuindo para um futuro mais inclusivo”.
No final, as formandas enalteceram a importância desta capacitação para o reforço da sua autonomia e independência.
Tiago Ribeiro