O pugilista internacional cabo-verdiano, natural de Santa Cruz, interior da ilha de Santiago, sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal 2023, na categoria elite 54 quilogramas, depois de ter conquistado o prémio também em 2022. A Taça de Portugal aconteceu de 29 de setembro a 01 de outubro, no Pavilhão Municipal da Serra das Minas, em Sintra.
David Pina, medalha de bronze no Campeonato Africano Maputo 2022, conquistou também este ano a medalha de ouro no torneio internacional Les Ceintures, na cidade de Saint-Nazaire, França, na categoria dos 54 quilogramas.
Ainda este ano, o campeão de África zona II 2019 arrebatou a medalha de prata no torneio Itália vs Portogallo que aconteceu em Itália, e conquistou a medalha de ouro no V Open Box Marvila, em Portugal, competição que já tinha vencido também em 2021.
David Pina, que já representou o boxe cabo-verdiano nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na categoria dos 54 quilogramas, é bolseiro de Solidariedade Olímpica, o que lhe permite melhorar as condições para treinar, participar em competições internacionais, e preparar-se para a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
C/ Inforpress