Os artistas cabo-verdianos Éllàh, William Araújo e Djam Neguin têm presença confirmada no festival “MIL”, a decorrer desde ontem em Lisboa. O “MIL” dedica-se à descoberta, promoção, valorização e internacionalização da música popular atual e a uma reflexão sobre políticas e práticas culturais.
Os artistas William Araújo e Éllàh Barbosa foram selecionados para um showcase, dia 28 e 29, respectivamente, no B.leza.
Já o artista Djam Neguin é um dos convidados-oradores para uma das mesas de debate com o colectivo Afrontosas sobre o tema “Muito além de sons, de luzes, de dança, de ferveção e corpos em festa: como medir o valor da noite enquanto herança cultural e artivista”.
MIL, o que é?
O “MIL” teve a sua primeira edição em 2017, onde foram apresentados mais de 50 showcases com cerca de 1500 espectadores.
Na última edição, o MIL triplicou o número de profissionais envolvidos e a soma de espectadores diários em relação à primeira edição.
Lisboa foi o ponto de encontro para 920 profissionais provenientes de 18 países, enquanto 265 artistas apresentaram 78 showcases em 8 salas, 3973 espectadores participaram nos três dias de festival e 69 debates, masterclasses, conferências, workshops, apresentações e reuniões impulsionaram a rede profissional do MIL.