Na sua estreia em jogos de qualificação para o CAN, a seleção nacional feminina de futebol venceu, e convenceu, a sua congénere da Libéria por 3 a 0, com golos de Eveline “Evy” Pereira e bis de Ivânia “Vá” Moreira, em jogo a contar para a primeira-mão da qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2024. O jogo realizou-se no Estádio Nacional, na cidade da Praia.
O primeiro golo do jogo foi apontado por Vá, aos quinze minutos da primeira parte, depois de receber um belo cruzamento de Evy.
Evy, que viria a ser galardoada com o prémio de melhor em campo, num momento de inspiração, aos 51 minutos da segunda parte, faz um belíssimo golo e aumenta a vantagem para duas bolas sem resposta, frente a uma Libéria apática, e que teve muitas dificuldades em chegar à baliza defendida por Jacinta Rodrigues.
O terceiro e último golo veio dos pés da inevitável Vá, que, com uma desmarcação veloz, atira para o fundo da baliza e cimenta assim a vitória dos Tubarões Azuis.
Segunda mão na Libéria
Cabo Verde vence por 3 a 0 zero e viaja para a Libéria, para a segunda mão, com uma vantagem confortável, em jogo a realizar-se na próxima terça-feira, 26 de setembro, em Monróvia.
Em conferência de imprensa após o jogo, a selecionadora nacional Silvéria “Nita” Nédio mostrou-se satisfeita e orgulhosa com a vitória e réplica dada pelas suas jogadoras.
A mesma assume que a vantagem que Cabo Verde leva para a segunda mão é confortável mas advertiu, “cada jogo é um jogo, temos a vantagem mas vamos à Libéria concentradas e sempre com a nossa identidade jogo bem assente”.
Por seu turno a capitã, Varsenia da Luz, elogiou o comportamento da seleção cabo-verdiana, e disse que este jogo é mais uma experiência e que irão à Libéria com o mesmo pensamento de que “só a vitória importa”.
C/Inforpress