Cabo Verde acolhe a 19ª Assembleia Geral da WATAF (Fórum das Administrações Fiscais da África Ocidental) e o 5º Diálogo Político de Alto Nível desta Organização, a decorrer de 20 a 22 de setembro, no Hotel Oásis Atlântico – Praiamar, na Cidade da Praia.
Segundo nota de imprensa, o evento representa uma oportunidade para a Administração Fiscal Cabo-verdiana “reforçar o seu engajamento e compromisso” junto daquela organização africana.
Recorde-se que que, Cabo Verde é membro do WATAF, desde 2015, e tem vindo a beneficiar de várias formações técnicas nas áreas fiscais, nomeadamente da inspeção tributária, preços de transferência, avaliação de riscos, relações fiscais internacionais, entre outras matérias de relevante interesse.
Perspetiva-se que Cabo Verde reforce a sua participação, nomeadamente nas conferências e fóruns regionais, com ganhos a nível da arrecadação de receitas fiscais, no domínio da transparência e da cooperação fiscal na África Ocidental.
WATAF, o que é?
O WATAF é um órgão fiscal internacional, fundado a 12 de setembro de 2011, em Abuja, Nigéria. Uma das principais razões para o nascimento do WATAF é a de encorajar uma forte colaboração entre os quinze (15) Estados Membros da CEDEAO, e a partilha de informações entre os estados-membros, para melhorar a qualidade dos serviços das administrações fiscais e das suas autoridades, na África Ocidental.
Uma outra razão consiste em garantir que todos os Estados Membros se exprimam numa única voz, nas questões de política e administração tributária, em todos os eventos fiscais internacionais.
O evento é co-organizado pela WATAF e a Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE).
Tiago Ribeiro