PUB

Educação

Regresso às aulas: PR almeja um ano lectivo tranquilo, mas alerta para desafios a vencer

Na sua mensagem de início do ano letivo 2023/24, o Presidente da República, José Maria Neves, fez votos para que tudo decorra na “normalidade e tranquilidade”, enaltecendo a relevância que as famílias cabo-verdianas têm dado à educação. Igualmente, pediu que as pendências relacionadas com questões laborais sejam resolvidas e reconheceu que ainda há alguns desafios a vencer.

Na sua mensagem, JMN, começou por dirigir-se aos alunos, professores, pais e encarregados de educação, bem como os funcionários e todos os que se encontram envolvidos no arranque do novo ano letivo e referenciou, igualmente, a relevância que as famílias cabo-verdianas têm dado à educação.

O Presidente da República sublinha que o processo de construção do futuro de Cabo Verde passa por uma educação de excelência e por isso, segundo JMN, “devemos ter a ambição de conseguir recrutar os melhores professores, bem formados, com preparação sólida, com solidez científico-pedagógico, garantir uma formação contínua e criar as condições para mantê-los motivados e na carreira”.

A par de uma melhor atenção à classe docente, o Chefe de Estado cabo-verdiano referiu que a rede de infraestruturas e o seu modelo de organização, os equipamentos e os programas, “devem merecer uma preocupação similar”.

Apesar dos resultados alcançados o PR assume que ainda há trabalho a fazer e há ainda alguns desafios a vencer

“Reitero os votos de que com o início deste ano letivo, as pendências relacionadas com questões laborais sejam resolvidas, e que se estabeleça um clima de diálogo, de confiança e de bom senso. Desta forma pode-se propiciar um bom ambiente de trabalho, reforçar a motivação e garantir mais eficiência e qualidade ao sistema educativo”, afirmou o governante.

Dos desafios a vencer, JMN sublinha a necessidade de consensualização do processo da reforma do sistema educativo e a questão da mobilidade dos docentes, a melhoria da acessibilidade em algumas estradas de penetração e o aumento da segurança no transporte de alunos quando estes têm que recorrer a carrinhas de caixa aberta, a redução da superlotação de algumas turmas, a diminuição do abandono escolar e a redução da discrepância de aproveitamento entre meninas e rapazes.

No final da mensagem reconheceu e enalteceu uma vez mais o trabalho e a entrega de várias gerações de professores, “que têm dado o seu melhor e um contributo inestimável para a formação de cabo-verdianas e cabo-verdianos, em todas as áreas do saber e para o progresso do nosso país”.

Tiago Ribeiro

PUB

PUB

PUB

To Top