O multifacetado artista Djam Neguim apresenta a 15 de Setembro, em Canárias, a performance “NOYA ou Anatomia dos Sons Extintos”, no prestigiado festival MUSA, que este ano homenageia Cabo Verde. Além de apresentar o novo espetáculo, Djam vai, também, ministrar workshops de dança.
O novo trabalho do coreógrafo Djam Neguin é um espetáculo que nasceu da vontade do artista de investigar o corpo como maquinaria de possibilidades sonoras, fazendo a desconstrução de batidas e sonoridades espaciais, através da vocalização experimental de textos e movimentos auto-musicais que juntos possibilitam uma poética do movimento experimental.
NOYA é interpretado por dois intérpretes – KLIFF CANIFA e RAY PATRON- que exploram as possibilidades de expressão sonora do corpo humano, sons que normalmente não incorporamos ao nosso repertório linguístico apesar do seu grande poder de comunicação.
Os bailarinos exploram um repertório de possibilidades de movimentos corporais inspirados no kuduro e afrobeat.
Workshop de dança
Para além do espetáculo, o bailarino e coreógrafo irá ministrar um workshop, com base nos estilos afrohouse e afrobeat, no dia 16 durante duas horas, onde vai desafiar os participantes a explorar alguns dos processos criativos que estiveram na base de criação do projeto NOYA.
O festival Musa se tornou uma importante referência cultural no verão nas Canárias, e já vai na sua décima edição. O festival arrancou no dia 1 e terá o seu término no dia 30 de setembro. Este ano é dedicado a Cabo Verde.
Após a sua estreia, NOYA dará o ar da sua graça no Festival Mindelact, em Novembro deste ano, tendo também a previsão de uma digressão internacional para 2024.