A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, apresentam e assinam esta terça-feira,12, o “Quadro de Programa País (CPP)” para o período 2023-2027, no Palácio do Governo, na cidade da Praia.
O CPP é o instrumento de planeamento e programação da FAO, que traduz a Estratégia da Agência em ações alinhadas com as prioridades de Cabo Verde.
Como tal, contribui diretamente para o 2º Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), para a Agenda 2030 e para os ODS a nível
nacional.Também está integrado no Quadro de Cooperação das Nações Unidas com o país 2023 – 2027 e alinhado com as Prioridades do Quadro Estratégico da FAO para 2022-2031 a nível global que são os 4 Betters (4 Melhores): Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente, Melhor Vida.
Conforme avança a FAO, o documento foi alvo de consultas prévias (Setembro 2022 na Praia e Outubro 2022 em S. Vicente) com o propósito de incluir a visão dos principais atores de Cabo Verde, através de um processo de consulta participativa com várias instituições e sector privado.
O CPP centra-se ainda em 3 eixos: governança e capital humano, transformação económica e ambiente saudável.
O documento é rubricado pela representante da FAO em Cabo Verde, Ana Laura Touza, e pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Lima.