A EPIF, escola de futebol da Praia, é a campeã nacional de futebol no escalão sub-19. O título foi conquistado ontem, ao vencer o Batuque de São Vicente por 2-1, na final desta primeira competição disputada no Estádio Nacional, na capital.
Conforme avança a Inforpress, numa partida em que EPIF demonstrou ter maior poderio físico e consistência, sob a liderança do capitão Mangala, o marcador foi inaugurado aos 34 minutos por intermédio do avançado Mauro, após uma boa jogada dessa equipa.
A ir para o intervalo, a EFIP fechou o primeiro tempo com maior posse de bola e o Batuque com algumas chegadas tímidas num futebol muito apoiado e tecnicista, que tinha no avançado Djelane o elemento mais perigoso.
Na segunda parte, o Batuque apareceu mais confiante, mas foi a EPIF, aos 61 minutos, a fazer o 2-0, por Tibau, acabado de entrar.
Quando tudo apontava para um desfecho tranquilo da partida, o Batuque reduziu o marcador por Djelane, um golo merecido para o avançado e para os sanvicentinos, que demonstraram querer marcar durante toda a partida.
O encontro terminou sob o signo da incerteza, mas com a EPIF mais perto do 3-1 do que Batuque do empate.
Duelos individuais
No final da partida o treinador do Batuque, Nhela, disse que a sua equipa perdeu esta final nos “duelos individuais”, salientando o maior poderio físico dos jogadores adversários.
Depois de parabenizar a EPIF pela vitória, Nhela disse que esta competição serviu para potenciar os seus jogadores para a equipa principal do Batuque.
Por sua vez, Odair Rodrigues, técnico da EPIF, disse que o objectivo foi conseguido, ou seja, conquistar o campeonato, e enalteceu a qualidade dos jogadores presentes.
A primeira edição do campeonato nacional no escalão sub-19 contou com a participação de quatro equipas de igual número de regiões desportivas, nomeadamente EPIF da Praia, Sporting da Boa Vista, Menifute do Sal e Batuque de São Vicente.
A prova foi disputada no sistema todos contra todos, a uma volta, e os dois primeiros classificados foram para a final.
Lista dos vencedores:
Melhor jogador da Final: Mangala
Melhor guarda-redes: Mancaiu (EPIF)
Melhor Marcador: Tibau ( EPIF)
Melhor treinador: Odair Rodrigues (EPIF)
Melhor jogador: Canal (EPIF)
Equipas Fair-play: Sporting da Boa Vista
Vice-campeão: Batuque (São Vicente)
Campeão: EPIF (Santiago Sul)
C/Inforpress