Durante o mês de Setembro, técnicos britânicos de instituições para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas meteorológicas estarão em São Vicente para observar, recolher dados e estudar fenómenos meteorológicos que ocorrem nesta região durante tempestades tropicais. Alguns balões serão lançados a partir da torre do aeroporto, numa atividade devidamente autorizada pela AAC.
A informação foi avançada hoje pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, segundo a qual a campanha científica de meteorologia e investigação climática será realizada no Observatório Atmosférico de Cabo Verde (CVAO).
“O objetivo é interceptar as tempestades tropicais em desenvolvimento à medida que se formam e deslocam através do Atlântico, em direção às Caraíbas, lançando sondas meteorológicas para a recolha de dados meteorológicos”, explicou, a mesma fonte.
Procedimentos
Pretende-se, segundo o INMG, fazer um lançamento diário, no horário mais calmo do dia (amanhecer), podendo ter como alvo um horário de lançamento diferente se os objetivos da missão ou de navegação assim o exigirem.
Durante um ou dois dias, pretende-se lançar alguns balões em pares, com duas a três horas de intervalo.
“Os lançamentos, devidamente autorizados pela Agência de Aviação Civil, serão feitos em coordenação com os técnicos da Aeroportos e Segurança Aérea, na torre do Aeroporto Internacional Cesária Évora, em São Pedro”, garante.