PUB

Cultura

Cidade da Praia acolhe hoje, Sábado, gala musical da segunda edição do Prémio Sociedade Cabo-verdiana de Música 

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) realiza hoje, 02 de Setembro, a gala da segunda edição do prémio SCM, a ter lugar na Praça Luís de Camões (Pracinha do Café Sofia), no Plateau, na Cidade da Praia. A gala que conta com a actuação de destacados artistas, celebra, igualmente, os dez anos da criação da SCM e o Dia Africano do Direito de Autor e da Gestão Coletiva.

Os troféus serão entregues nas categorias melhor música tradicional e clássica, melhor música urbana e moderna, categoria carreira e utilizador guardião, e levam em conta músicas lançadas no ano de 2022.

Para além de atribuição dos prémios de música, a gala, que arranca a partir das 20 horas, será também o acto central de comemoração dos 10 anos da Sociedade Cabo-verdiana de Música e da comemoração do Dia Africano do Direito de Autor e da Gestão Coletiva em Cabo Verde.

Desafios persistem após 10 anos

Em conferência de imprensa, na Quarta-feira, 30 de Agosto, a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, Solange Cesarovna, reiterou que o maior desafio em Cabo Verde continua a ser acelerar a adesão ao pagamento dos direitos autorais por parte dos utilizadores

Conforme referiu há um trabalho que deve ser desenvolvido continuamente no âmbito da defesa dos direitos autorais em Cabo Verde, nomeadamente no que diz respeito a parceiros utilizadores de música, tal como acontece noutros países, com o envolvimento de todos.

A SCM tem, por isso, descentralizado os seus serviços em diferentes ilhas, pelo que agora consegue cobrar direitos autorais nos vários concelhos do país e em diferentes rubricas, tanto na esfera de música ao vivo, como na esfera de música essencial e esfera digital.

Ganhos em prol dos autores

Não obstante os desafios que ainda persistem, Solange Cesarovna faz um balanço “extremamente positivo” dos 10 anos de existência da entidade de defesa dos direitos autorais.

O evento de hoje, Sábado, 2 de Setembro, vai contar com com actuações de artistas como Nancy Vieira, Helio Batalha e Sónia Sousa, Buguim Martins, Jenifer Solidade, Homero Fonseca, Tradison di Terra, Indira, Alberto Koenig, Sadia Youssouf e Nataniel Simas. A gala arranca a partir das 20 horas de Sábado e entrada gratuita.

PUB

PUB

PUB

To Top