O multifacetado artista cabo-verdiano, Djam Neguin vai apresentar em Lisboa, Portugal, o seu espetáculo intitulado Ná-Ná no festival “Todos”, que decorre neste fim-de-semana 2 e 3 de Setembro.
O evento, levado a cabo anualmente desde 2009, pela Academia de Produtores Culturais e a Câmara Municipal de Lisboa, visa promover a interculturalidade entre tradições portuguesas e estrangeiras.
O Funaná é a inspiração para este espetáculo que “imprime a multidisciplinaridade e intercepcionismo estético e versatile” deste artista contemporâneo cabo-verdiano.
Origem do “funaná”
O seu sinopse faz referência à uma das versões sobre a origem do nome “funaná”:
“Conta-se que havia um casal de tocadores: o Funa, que tocava a gaita, e a sua companheira, Na-Ná. Facto é que não há registos de Ná-Ná, já que a história do funaná está cristalizada numa inoclastia de masculinidade e ruralidade santiaguense. Onde estará então Na-Ná? Será que existiu? O futuro será a resposta”, refere.
Percurso do Ná-Ná
Recorde-se que o espetáculo NA-NÁ teve a sua ante-estreia no Festival Kriol Urban Fest, em Santo Antão, sendo que a estreia aconteceu na Mostra de Artistas Residentes Bolseiros do Procultura em São Vicente, Mindelo, ambos em Outubro de 2022.
Na mesma altura, Na-Ná marcou presença no Centro Cultural Português da Praia e no African-Europe Youth Connection Event em São Vicente, Mindelo.
Em Abril de 2023 o espetáculo foi apresentado no Festival DDD no Porto, em Portugal.
Ná-Ná chega agora ao Festival “TODOS” que celebra este fim de semana, a Lisboa como cidade intercultural através das artes performativas contemporâneas.