O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) não registou qualquer incidente em decorrência das chuvas que caíram na madrugada de hoje, Quarta-feira, 30, em todas as ilhas de Cabo Verde, devido à influência de uma onda tropical que, conforme o alerta do Instituto Nacional Meteorologia e Geofísica (INMG), deverá perecer até a 01 de Setembro
De acordo com a Inforpress, após entrevista com o presidente da SNPCB, Domingos Tavares, dos contactos realizados, nesta manhã de Quara-feira, com todas as estruturas municipais do serviço de protecção civil constatou-se que não houve nenhuma chamada de emergência e nem mesmo estragos nas vias públicas.
“As chuvas caíram de forma moderada e não houve estragos e nem pedidos de assistência. Nós estivemos a acompanhar de Santo Antão à Brava e está tudo calmo. Não foram reportados nem mesmo a queda de pedras nas vias, que costumam acontecer, sobretudo, nas zonas altas”, disse.
Domingos Tavares adiantou que a previsão dos serviços meteorológicos apontava que as chuvas seriam acompanhadas de algumas rajadas de vento, que por ora não aconteceram, pelo que não houve riscos maiores.
Previsão de céu nublado com ocorrência de chuva de intensidade variável
O presidente da SNPCB reforça as recomendações no sentido das pessoas se protegerem e tentarem procurar lugares seguros para se abrigar durante as chuvas, evitar pisar nas poças de água e se estiver a conduzir tomar cuidado para não ser arrastado pelas correntes de água.
Para as próximas horas o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) prevê céu nublado, localmente muito nublado ou encoberto com ocorrência de chuva de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas.
A visibilidade em geral será moderada (inferior a 8 km), reduzindo-se localmente a má (inferior a 4 km) durante a precipitação e o vento de moderado a fresco (20 – 38 km/h) em Barlavento. nEm relação ao estado do mar prevê ondas de 2.0 a 3,5 metros.
Alerta do Instituto Nacional Meteorologia e Geofísica
Recorde-se que o Instituto Nacional Meteorologia e Geofísica (INMG) alertou que Cabo Verde vai estar, de ontem, 29 de Agosto a 01 de Setembro, “sob influência de uma onda tropical, deslocando-se no sentido Oeste-Noroeste, com probabilidade de evoluir para uma depressão tropical”.
Conforme informação veiculada na sua página do Facebook, o INMG previa, igualmente, a ocorrência de chuva generalizada de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas.
“Durante a sua trajetória prevê-se a ocorrência de chuva generalizada de intensidade variável, por vezes acompanhada de trovoadas, intensificação significativa do vento e consequente agravamento do estado do mar”, refere o INMG, que garante estar a fazer o “acompanhamento e a atualização da evolução do estado do tempo”.
Nos passados dias 17 e 18 Agosto, Cabo Vede também esteve sob influência de uma onda tropical que levou à ocorrência de queda de chuvas e o agravamento do estado do mar em várias ilhas. A mudança de tempo tinha sido sentida com maior intensidade nas ilhas do Fogo, Brava, Santiago e Maio.
C/ Inforpress