O Hospital Santa Rita Vieira, em Achada Falcão, Santa Catarina de Santiago, alerta para a diminuição do estoque de sangue e apela a novas doações. Dos 500 inscritos, apenas 200 têm feito a doação, sendo que a alta taxa de emigração na região é apontada como uma das causas dessa diminuição.
Carlos Martins, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Santa Rita Vieira, apela à doação porque, conforme explica, o estoque de sangue está abaixo do esperado, não obstante o esforço que o hospital vem fazendo para ultrapassar a situação.
“Estamos com um nível de estoque baixo. Apelamos à doação de sangue para que todos nós possamos dar o nosso contributo e garantir a segurança transfusional na região”, sublinhou aquele responsável, avançando que o Hospital Santa Rita Vieira e o Centro de Saúde de Calheta São Miguel estão a promover uma campanha de doação de sangue na Escola Secundária da Cidade de Calheta São Miguel.
Impacto da alta taxa de emigração
A alta taxa de emigração na região de Santiago Norte é apontado como um dos factores que tem afetado o estoque de sangue no Hospital Regional Santa Rita Vieira já que com a saída de pessoas para a emigração, o número de doadores tem diminuído.
Actualmente, dos cerca de 520 inscritos, apenas 200 têm feito doações frequentes, obrigando a que se esteja frequentemente à procura de novos doadores e a promover a doação de sangue para manter o estoque recomendável.