PUB

Desporto

Mundial de Basquetebol: Cabo Verde defronta Geórgia às 7 horas de hoje, Sábado, com foco na vitória

A seleção Nacional de Basquetebol estrea-se neste Sábado, 26, às 7 horas da manhã, no Campeonato do Mundo de Basquetebol, frente à Geórgia. O embate realiza-se no Okinawa Arena, no Japão, e será transmitido em directo pela Televisão de Cabo Verde (TCV.) Cabo Verde, que participa pela primeira vez na competição, está confiante numa boa prestação.

Em conferência de imprensa, no Japão, o extremo Ivan Almeida, jogador que actua no Banfica de Portugal, disse que o objetivo de Cabo Verde é ir o mais longe possível e que a equipa está com “boa vibe e boa energia” para a primeira participação no mundial.

“Fomos bem recebidos, e está tudo a correr bem. É a nossa primeira vez e temos muito para mostrar. O objetivo é ir o mais longe possível. Não viemos só para participar”.

 Cabo Verde vai aproveitar cada momento

O selecionador nacional, Emanuel Trovoada, garante que Cabo Verde vai aproveitar cada momento e “aproveitar” os jogos do mundial.

“É uma grande oportunidade para a seleção nacional. Somos um país pequeno, mas com uma grande responsabilidade. Vamos aproveitar os jogos, aproveitar os momentos, vamos respeitar cada equipa, mas viemos para jogar o nosso basquetebol”.

Alguns jogadores da seleção nacional já conhecem o adversário de sábado, a Geórgia, e garantem que vão para a arena sem medo.

O objetivo de Cabo Verde é de ultrapassar a fase de grupos, ser a melhor seleção africana e garantir o apuramento direto para os Jogos Olímpicos de Paris, 2024.

Os 15 eleitos de Cabo Verde para o mundcial:

Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Amin Delgado (Espanha).

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Lima  “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia (Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes “Kevon” (Porto, Portugal), Michel Mendes (EUA), João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França) e Amarilson Lopes (Maguei, Socuellamos, Espanha)

Cabo Verde eleito 3º país com maior progresso no ranking da FIBA

Recorde-se que a seleção de Cabo Verde de basquetebol foi eleita como a 3ª seleção com maior progresso no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Cabo Verde ocupa o 8º lugar no ranking africano. O anúncio foi feito nesta Quarta-feira, 23, pela FIBA, durante uma cerimónia de premiação, que reconhece as federações nacionais membros da FIBA pelo seu sucesso e “excelente trabalho”.

Edy Tavares no “top 30 dos jogadores a seguir” no mundial

Por outro lado, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) divulgou, na sua página oficial, um ranking com o top 30 das estrelas a serem seguidas no Mundial de Basquetebol da Ásia. O “gigante” cabo-verdiano Edy Tavares está na 21ª posição, ficando à frente de nomes como Willy Gomes (Espanha), Vucevic (Montenegro) e Tonike Shengelia (Georgia).

“Todos sabemos do que Tavares tem sido capaz como, talvez, o melhor protector de aro do basquetebol europeu de clubes. Além disso, suas médias de 16,7 pontos, 13,2 rebotes e 3,8 bloqueios AfroBasket 2021 também não foram maus”, escreve a FIBA na sua publicação, a propósito do Mundial da FIBA 2023 que decorre entre 25 de Agosto e 10 de Setembro no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Grupos do Mundial da FIBA 2023:

Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália;
Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Paraguai;
Grupo C: EUA, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia;
Grupo D: Egipto, México, Montenegro e Lituânia;
Grupo E: Alemanha, Finlândia, Áustria e Japão;
Grupo F: Eslovénia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela,
Grupo G: Irão, Espanha, Costa do Marfim e Brasil;
Grupo H: Canadá, Letónia, Líbano e França.

PUB

PUB

PUB

To Top