Madona, a diva do pop, não esconde a grande paixão que tem por Cabo Verde. Das mornas de Cesária Évora, passando pelo estilo irreverente de Dino d’Santiago, ao batuco e à potência enérgica de Soraia Ramos. Cabo Verde é, sem dúvidas, especial para Madonna que faz questão de celebrar a cultura cabo-verdiana no dia-a-dia.
Soraia Ramos foi a última artista cabo-verdiana a ter o prazer de cantar para Madonna, nas celebrações do 65º aniversário da diva internacional. Depois de Cesária Évora, Dino d’Santiago e as batucadeiras de Cabo Verde, Soraia Ramos é a nova “queridinha” da pop star internacional.
A artista cabo-verdiana cantou o sucesso “Nha Terra” para Madonna e convidados, levando Cabo Verde como presente de aniversário.
“Nem sei por onde começar, dia 16 de Agosto fui convidada a cantar no aniversário da Madonna, nunca pensei conhecer Madonna pessoalmente muito menos cantar para ela a minha música, Deus é mesmo maravilhoso. O que é teu, ninguém tira, tudo tem seu tempo, sem precisar passar por cima de ninguém”, reagiu a cantora.
Encontro de Divas
Entretanto, a relação de Madonna com Cabo Verde não é recente. Em 2004, a norte-americana assistiu a um concerto de Cesária Évora em Londres. Apesar de já conhecer o trabalho de Cize, ficou tão encantada que pediu para conhecer a Diva dos pés descalços pessoalmente.
As duas divas conversaram por 20 minutos nos bastidores do espetáculo, na sala Annabel’s, um clube de Londres frequentado por estrelas de Hollywood. Durante o evento, Madonna ficou sentada junto ao palco, levando Cesária Évora a cantar para ela diretamente, várias vezes.
Dino d’Santiago e Madonna: Amor à primeira nota musical
Mais recentemente, foi a vez de Dino d’Santiago cantar com Madonna. O luso-cabo-verdiano interpretou “Sodade” ao lado de Madonna, o que terá incentivado a cantora a fixar residência em Portugal e a dar vida ao álbum “Madame X”, com traços fortes da cultura africana.
Não é por acaso que, neste disco, através de Dino d’Santiago, Madonna reuniu 14 batucadeiras de Cabo Verde, a Orquestra Batukadeiras, em Portugal, para compor a música “Batuka”. O resultado foi muito sucesso e repercussão de Cabo Verde pelo mundo.
Já só falta a estrela internacional visitar as ilhas de Cabo Verde para concretizar a paixão pela cultura do arquipélago. Enquanto isso, vai ouvindo e vendo Cabo Verde à distância, pela música e pelas gentes que, calorosamente, falam de Cabo Verde nos bastidores da fama de Madonna.
Link Batuka: