A Índia completou com sucesso a operação de aterrar o módulo lunar Chandrayaan-3 no Polo Sul da Lua. Um feito histórico que acontece poucos dias depois de a Rússia ter falhado uma missão semelhante.
A missão foi bem-sucedida e ficará na história por ter sido a primeira nave indiana a chegar à Lua e o quarto país a concretizar este feito, a par dos EUA, China e a União Soviética.
A Índia torna-se, assim, o primeiro país a conseguir levar, com sucesso, um veículo ao Polo Sul da Lua. O grande objetivo da missão é encontrar água naquela região, o que poderia permitir aos humanos viverem na Lua no futuro.
O grande objetivo da missão: encontrar água
“Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada”, explica Akash Sinha, professor de robótica espacial na Universidade Shiv Nadar University, perto de Delhi, à BBC.
A exploração da superfície das regiões polares da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar. Espera-se que a nave, que já enviou várias fotos da superfície lunar, consiga tocar no solo, e libertar o veículo que vai explorar o terreno.
A missão indiana acontece poucos dias depois de uma missão semelhante russa ter falhado e se ter despenhado antes da aterragem.
C/ Sic Notícias