O Ministério do Mar anunciou esta Segunda-feira, 21, a conclusão dos trabalhos de limpeza e construção do quebra-mar na praia de arrasto de botes na Baía das Gatas. Estas obras, que decorriam desde 10 de Julho, vão garantir à comunidade piscatória de salamansa “melhores condições de trazer o pescado à terra”.
Os trabalhos de limpeza e construção do quebra-mar foram executados depois de um pedido da comunidade piscatória de Salamansa por ocasião de uma visita de Abraão Vicente, que constatou no local a necessidade de os pescadores disporem de melhores condições de arrasto das suas embarcações de pesca.
“Os pescadores da comunidade piscatória de Salamansa há muito que reivindicavam uma solução para o excesso de pedras na praia de arrasto dos botes na Baía das Gatas, que vinha causando desgaste e consequente insegurança no arrasto das suas embarcações, principalmente nos dias de maré baixa” sublinha um comunicado do Ministério do Mar, grantindo que, doravante, a comunidade tem “melhores condições de trazer o pescado à terra”.
As obras estiveram orçadas em cerca de 2.892.250$00 (dois milhões, oitocentos e noventa e dois mil, duzentos e cinquenta escudos), financiados integralmente pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas