PUB

Sociedade

Zonas altas da ilha do Fogo: Projecto Vitó promove campanha de plantação de 12 mil plantas endémicas

O Projecto Vitó, organização não-governamental sediada no Fogo, vai iniciar, nos próximos dias, uma campanha de plantação de um total de 12 mil plantas endémicas nas zonas altas da Ilha do Vulcão. Esta campanha, lançada em colaboração com o Parque Natural do Fogo, abrange cinco espécies diferentes, nomeadamente língua de vaca, lantisco, cravo brabo, malagueta galinha e funcho. 

Segundo apurou a Inforpress, o início da campanha deve-se às chuvas que se vem registando, desde a semana passada, em quase toda a ilha do Fogo.

As plantas endémicas foram produzidas pela Associação Projecto Vitó, em parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente e a Associação Desenvolvimento Comunitário de Montado Nacional (Cabeça Fundão-Município de Santa Catarina do Fogo), no quadro do Programa de Conservação de Plantas Endémicas, denominado “é o momento para a conservação das plantas endémicas ameaçadas de Cabo Verde” com carácter nacional, financiado pela fundação Suíça, Audemars Piguet.

Viveiro de plantas endémicas

Refira-se que, recentemente, uma equipa do Programa de Conservação de Plantas Endémicas, juntamente com uma outra do Parque Natural do Fogo, efectuou uma visita ao viveiro de plantas endémicas, tendo como pano de fundo a criação de sinergias e o fomento de actividades que visam alcançar melhores resultados na produção das plantas.

Assim, durante a visita, foram abordados aspectos que se prendem com os trabalhos realizados na produção das espécies assim como a definição das áreas prioritárias para a fixação das mesmas.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top