A seleção nacional de basquetebol já se encontra no Japão, onde, no próximo Sábado, 26, fará a sua estreia absoluta no mundial da modalidade frente à Geórgia depois de vários estágios na Europa e nos Estados Unidos. Os Tubarões Martelo estão no grupo F com Eslovénia, Geórgia e Venezuela.
A comitiva da seleção encontra-se em Tóquio, capital do Japão, e depois seguirá viagem para Okinawa, cidade que vai ser o “quartel general” de Cabo Verde nesta competição.
O selecionador nacional, Emanuel Trovoada, disse à Rádio de Cabo Verde (RCV) que o estágio nos Estados Unidos da América correu “bem” e que serviu para melhorar os índices físicos dos jogadores e a condição táctica.
“Apesar do cansaço, devido a dois dias de viagem, agora vamos fazer a recuperação rápida dos jogadores para podermos focar na competição que está à porta”, apontou Emanuel Trovoada, informando que a seleção chega a este mundial como a menor Nação a participar numa fase final e com Edy Tavares, jogador do Real Madrid, da Espanha, como a sua principal estrela.
No quadro da sua preparação para o Mundial da Ásia, a seleção de Cabo Verde participou no Trentino Basket Cup, em Itália, tendo perdido com a China (66-86) e a Turquia (63-90), depois de um estágio em Espanha.
Cabo Verde defronta Geórgia na estreia
O Campeonato do Mundo de Bsquetebol vai decorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro e Cabo Verde partilha o Grupo F com as seleções nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.
Cabo Verde fará a sua estreia absoluta no Mundial da FIBA a 26 de Agosto próximo, ante a Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.
De acordo com a calendarização, Cabo Verde volta a competir, a 28 do mesmo mês, desta feita, frente à sua congénere sul-americana da Venezuela, a contar para a segunda jornada, e termina a sua participação na fase de grupos, no dia 30, ante os europeus da Eslovénia.