Os alunos do liceu da Várzea, Cidade da Praia, vão ser distribuídos, no novo ano lectivo (2023-24), pela escola secundária Cesaltina Ramos e escola básica de Terra Branca até à conclusão, prevista para Dezembro, do novo edifício localizado na zona de Taiti, nas proximidades da Biblioteca Nacional e do Memorial Amílcar Cabral.
A informação foi avançada hoje, Quinta-feira, pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz que, em declarações à imprensa, anunciou que o Ministério da Educação vai atribuir passe escolar a todos os 1.200 alunos para garantir a deslocação dos mesmos às referidas escolas.
O ministro também avançou que, de Setembro a Dezembro próximos, os alunos do 7º e 8 anos de escolaridade vão frequentar as aulas nas escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Terra Branca, enquanto que os estudantes do 9º ao 12ºano assistirão às aulas na escola secundária Cesaltina Ramos, também conhecida como Escola Técnica de Achada Santo António.
Reunião com os pais para esclarecimentos
Amadeu Cruz adiantou que no próximo Sábado, 26 de Agosto, o Ministério da Educação vai fazer uma reunião com os pais e encarregados de educação para explicar toda a solução relativamente à construção do novo Liceu da Várzea, que está a ser edificado na zona do Taiti, perto do Memorial Amílcar Cabral e da Biblioteca Nacional, ocupando uma área de 4.293 metros quadrados.
A referida escola secundária terá três pisos, 15 salas de aula, anfiteatro com 180 lugares, cozinha, cantina, ala administrativa, biblioteca e pátio interior, entre outros.
O investimento é de 580 mil contos financiados pelos governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América, que adquiriu o terreno onde está o antigo Liceu da Várzea e áreas circundantes para a construção da sua nova embaixada e outras acomodações.
C/Inforpress