Uma equipa formada por três estudantes do ensino secundário e seus mentores, vão representar Cabo Verde na 7ª edição do Concurso de Robótica da FIRST Global 2023, organizado pela International FIRST Committee Association (IFCA), conhecida como FIRST Global, destinado a jovens do ensino secundário, que acontece em Singapura de 7 a 10 de outubro.
A edição de 2023 tem como foco a procura de solução dentro do cenário das mudanças climáticas, trazendo para o centro das atenções o hidrogénio verde.
Um dos mentores, João Pinheiro, explica que isto “é o culminar de atividades realizadas durante um ano, centradas em equipas de estudantes que utilizam um kit padrão com peças para conceber e montar um robô para completar tarefas num jogo temático”.
A equipa de Cabo Verde já recebeu o kit e neste momento encontra-se na fase de angariação de fundos para garantir a inscrição no concurso e a sua deslocação para participação no mesmo.
“Ao longo de toda a competição, eles irão unir forças com robôs de outras equipas no espírito da “Coopertition” (Cooperação + Competição), numa experiência ao estilo das “Olimpíadas”, diferente de qualquer outra” esclarece o mentor.
Ministro do Mar recebe a equipa
A equipa que participará na 7ª edição da competição foi recebida pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente, que comprometeu-se a levar o projeto aos seus pares e diferentes sectores com interesse na matéria, e nas soluções que podem surgir a partir da robótica, para juntos encontra-se formas de viabilização da participação dos estudantes cabo-verdianos.
Abraão Vicente disponibilizou, igualmente, suporte institucional e espaço para montagem do protótipo e darem início aos trabalhos.
Tiago Ribeiro