Assinala-se amanhã, terça-feira, 8 de Agosto, o dia de Katchás, em Santa Cruz, terra natal deste ícone da cultura nacional e, em especial, do funaná. Se fosse vivo, o músico e compositor Carlos Alberto Martins faria 73 anos.
Assim, no quadro da comemoração do Dia de Katchás, a Câmara Municipal e o Instituto do Património Cultural, promovem um encontro debate sobre o funaná, a partir das 16h45, desta terça-feira,8, com a participação do presidente da câmara, Carlos Alberto Silva, Ana Samira Baessa, presidente do IPC e Carla Semedo, directora do Patrimônio Imaterial de Cabo Verde.
A iniciativa visa a recolha de subsídios para a candidatura de Pedra Badejo Capital de Funaná e a classificação de funaná como Património Imaterial.
Recorda-se que Carlos Alberto Silva Martins “Katchás” nasceu no dia 8 de Agosto de 1951, na localidade de Rengue Pulga, no concelho de Santa Cruz.
É um dos mais prestigiados artistas e compositores da música tradicional de Cabo Verde, servindo de inspiração a vários músicos e cantores da nova geração.