PUB

Política

São Vicente: Fundo das Pescas financia reabilitação da ONAVE

O Governo aprovou o financiamento de 17 mil contos, do Fundo das Pescas,  para a reabilitação da ONAVE – Estaleiro de construção e reparação pesqueira, em São Vicente. As obras incluem a reparação do pontão de acesso ao cais de auxílio, aquisição de uma empilhadora telescópica, limpeza e remoção de resíduos do espaço, entre outras ações.

 Durante uma visita do Ministro da tutela, Abraão Vicente, a Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde – APESC, que detém uma concessão para gestão do espaço, mostrou o seu descontentamento para com o estado de degradação das estruturas da ONAVE.

“A ONAVE precisa de uma urgente intervenção e reparação nos equipamentos obsoletos e com mais de 40 anos de idade, o que vem drenando os proveitos da sua exploração, colocando-os abaixo do seu Ponto de Equilíbrio Financeiro”, ressaltaram os dirigentes da associação.

Após estudos e avaliação do projeto apresentado pela associação, o Governo aprovou o investimento financeiro de cerca de 17 mil contos para a reabilitação do espaço.

Obras financiadas pelo Fundo das Pescas

O financiamento, feito através do Fundo Autónomo das Pescas, permitirá a  reparação das linhas de alagens partidas e degradadas; aquisição de cabos de aço em substituição dos obsoletos; reparação e manutenção de vagões em estado avançado de degradação;  aquisição de uma empilhadora telescópica e remoção dos dois catamarãs em cima da maior linha de alagem.

Também serão realizadas obras de reparação e construção de muros dos alçados norte e sul derrubados; remoção de entulhos e arbustos; reparação do pontão de acesso ao cais de auxílio às alagens em degradação; construção de balneários; montagens de postes e instalação de iluminação noturna e concepção de utensílios especiais para a recolha de resíduos.

A contratualização dos serviços será feita pelo Fundo Autónomo das Pescas em concertação com a APESC – Associação dos Armadores de Pesca CV. 

Tiago Ribeiro – Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top