PUB

Sociedade

Guarda Costeira dos EUA faz parceria com Cabo Verde para a segurança portuária

Foto: GCCV

Representantes do Programa Internacional de Segurança Portuária (IPS) da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América conduziram um seminário de capacitação sobre Avaliação de Segurança de Instalações Portuárias e Planos de Segurança de Instalações Portuárias, que decorreu na Praia de 11 a 13 do corrente mês.  

O programa, segundo a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde, abrangeu mais de 15 oficiais de segurança portuária de Cabo Verde.

“A Guarda Costeira dos EUA tem trabalhado diretamente com a Direção da ENAPOR para adequar este seminário às necessidades que foram identificadas por Cabo Verde”, indicou.

O conhecimento adquirido neste seminário, explicou o comandante Bryan Ullmer, será usado pelos portos de todo o país para aprimorar seus programas de segurança portuária, aumentando assim a segurança do sistema de transporte marítimo mundial.

Segurança portuária

 O Programa foi projetado para aprimorar os recursos de segurança portuária em conformidade com o código ISPS (Proteção internacional dos navios e das instalações portuárias) de 2004, seguindo recomendações durante uma visita da Guarda Costeira dos EUA em março de 2022.

Os principais recursos do programa incluem o fornecimento de assistência técnica no controle de acesso às instalações portuárias, simulações e exercícios para melhorar a coordenação e implementação eficazes dos planos de segurança das instalações portuárias e segurança física e avaliação de riscos de ameaças.

PUB

PUB

PUB

To Top