PUB

Cultura

Maestro António Vitorino d´Almeida convida Cremilda Medina para espetáculo  em Portugal        

 O maestro António Victorino d’ Almeida convidou, para o seu espetáculo “70 Anos de Carreira – Mornas & Fados”, a fadista Kátia Guerreiro e a artista cabo-verdiana Cremilda Medina. Cremilda e António Vitorino irão partilhar o palco do “International Keyboard Festival & Masterclass” (IKFEM) no dia 22 de julho, pelas 21h30 (19h30 de Cabo Verde), no jardim municipal, em Valença, Portugal. O espetáculo do maestro português vai juntar em palco a música clássica, fado e morna.

 Enquadrado nos 70 anos de carreira do maestro, trata-se de um espetáculo que vai unir a morna, o fado e a música clássica, entre temas tocados e cantados individualmente por cada uma das artistas, mas também “não vão faltar atuações conjuntas”.

O Maestro improvisará sozinho ao piano sobre “Mornas e Fados”, e acompanhará também Cremilda Medina e Katia Guerreiro.

Dois patrimónios da humanidade

“Katia guerreiro e Cremilda Medina juntamente com a sua banda, levarão ao IKFEM os dois patrimónios da humanidade, morna e fado e num final apoteótico, actuarão todos conjuntamente, incluindo o Maestro, e as vozes de Cremilda Medina e Katia Guerreiro unir-se-ão para cantar temas que o público bem conhece”, revelou ainda a organização do evento.

O objetivo principal do festival IKFEM é de criar um espaço de enriquecimento cultural “onde não existam fronteiras geográficas, culturais e estéticas”.

Biografia do maestro António Vitorino d´Almeida

 António Victorino d’ Almeida, nascido em 1940, é, atualmente, o mais prestigiado compositor português em actividade.

Figura muito popular em Portugal devido às centenas de programas de televisão que concebeu, realizou e apresentou durante décadas.

Como compositor é autor de 7 Sinfonias, 1 Ópera – “Canto da Ocidental Praia” – sobre a vida do Poeta Luís de Camões (autor do Libreto e da Música), dois Concertos para Piano e Orquestra, Música Coral-Sinfónica (duas Missas para Solistas, Coro e Orquestra), Música de Câmara, Obras Instrumentais, incluindo sete Sonatas para Piano, Prelúdios e Fugas, Nocturnos, Fados, Canções, etc.

Paralelamente, é Pianista, Improvisador, Divulgador Musical, Escritor e Chefe de Orquestra, tendo sido, até agora, distinguido pelo conjunto das suas acções em prol da Cultura com as seguintes condecorações: pelo Governo de Portugal: Medalha de Mérito Cultural (2021) e Ordem do Infante D. Henrique (2005); pelo Governo da Áustria (Presidente da República): Grande Insígnia de Prata e Cruz de Honra Austríaca das Ciências e das Artes; pelo Governo de França: Chevalier des Arts et des Lettres (2014).

Tiago Ribeiro – Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top