A Diva do Reggae Crioulo, Eunice Vieira, de nome artístico Nish Wadada, está de volta aos palcos da Europa, após a pandemia. A artista já tem na estrada o seu Summer Tour 2023 e actua este sábado, 15, no famoso “Dub Camp”, em Nantes, França, para amanhã, domingo,16, levar o reggae criolo ao Festival Dour, na Bélgica.
Durante cerca de dois meses, a artista de São Nicolau vai percorrer vários palcos desse continente, passando por Croácia, Espanha, Alemanha, Portugal, Itália e França, participando naqueles que são os mais conceituados festivais de Reggae.
Conforme nota de imprensa da assessoria da cantora, chegada à nossa redacção, este fim de semana Nish Wadada tem dois espetáculos, um em França, no sábado,15, no famoso Dub Camp, em Nantes, (onde já tinha também atuado a 12 de Julho) e, depois, na Bélgica, onde sobe igualmente no dia 16, domingo, ao palco do Dour Festival.
Este show de domingo terá inclusive live streamming e poderá ser acompanhado em https://www.partytime.fr
Responsabilidade de levar composições mais conscientes ao público
O “Summer Tour 2023” de Nish Wadada arrancou a 30 de Junho com um espetáculo no Zion Boska Festival, na Croácia e termina a 8 de Setembro, em Portugal, num festival, em Sesimbra, que será anunciado na próxima semana.
“Estar de volta aos palcos da Europa levando a minha música, as minhas mensagens e a bandeira de Cabo Verde, a públicos de diferentes países, onde a Europa vive, atualmente, vários desafios relacionados com a imigração, racismo e maior justiça social, é uma grande responsabilidade”, considerou a artista.
Nish Wadada enaltece ainda o facto destes festivais do Reggae e Dub, na Europa, darem “uma importância a este tipo de mensagens e à música de intervenção”, que é aquilo que ela gosta de fazer: “levar letras mais conscientes às pessoas”.
Faz ainda parte deste tour, uma actuação da artista no dia 18 de Agosto, no Festival Praia de Tedja, na sua terra natal, São Nicolau.
Novo álbum em preparação
Detentora de vários singles em vinis, no mercado, Nish Wadada irá aproveitar a estadoia na Europa para gravar com várias editoras, dando seguimento ao que vinha fazendo a partir de São Nicolau, durante a pandemia.
Neste momento, a artista diz que está também a trabalhar na preparação do seu próximo álbum, que dará seguimento a “Jah Calling”, seu primeiro disco, que lhe valeu uma nomeação na categoria de melhor álbum de Reggae Roots, em França, nos conceituados prémios “Les Victoires Du Reggae 2016”. Igualmente, com esse disco, levou para casa a estatueta de Melhor Ritmo Internacional nos CVMA 2017.