O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma ajuda orçamental a Cabo Verde, no valor de 10 milhões de euros, no quadro da ferramenta “Facilidade Africana de Produção Alimentar e de Emergência”.
Esta resposta do BAD vem na sequência da solicitação feita pelo Governo de Cabo Verde, no quadro das medidas mitigadoras dos impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, e visando uma maior resiliência do sistema alimentar no país.
O BAD tem dado um apoio e atenção especial à crise alimentar em países africanos, na sequência da invasão da Rússia na Ucrânia, através do lançamento da “Facilidade Africana de Produção Alimentar e de Emergência”, a fim de evitar uma crise iminente no continente africano.
E Cabo Verde é um dos países que tem beneficiado dos recursos dessa ferramenta de financiamento, sob a forma de apoio orçamental setorial, que acaba de ser aprovada.
Conforme nota de imprensa, esse montante será canalizado para o reforço do projeto “Apoio ao Programa de Cantinas Escolares e Segurança Alimentar”, que também conta com o suporte do Grão-Ducado do Luxemburgo, e que vai permitir apoiar às famílias mais vulneráveis.