A equipa do ASA Stars da Praia sagrou-se, este domingo, 02, bicampeã nacional em andebol masculino, ao vencer o Girassol por 24-23, na final disputada no pavilhão Seixal, na cidade de Sal-Rei, na ilha da Boa Vista.
A equipa do bairro da Achada de Santo António junta esta conquista ao título conquistado no ano passado frente à Académica da Boa Vista, na final disputada no pavilhão Vavá Duarte, na Cidade da Praia.
O ASA Stars consegue assim o seu segundo campeonato nacional, em duas finais disputadas, e o Girassol chegou pela primeira vez a uma decisão da prova, no seu ano de estreia, depois de conquistar o campeonato regional de Santiago Sul.
Equilíbrio na primeira parte
Numa partida muito bem disputada, que colocou frente a frente os dois representantes de Santiago Sul na prova, a primeira parte pautou-se pelo equilíbrio, terminando com um empate a dez golos (10-10).
As duas equipas proporcionaram uma final muito equilibrada e passaram a maior parte do jogo separadas por um golo.
A partida ficou decidida a 13 segundos do fim, através de um tiro de sete metros convertido por Vox, muito contestado pelos jogadores do Girassol.
Palmeira ocupa o último lugar do pódio
A anteceder a final, para a disputa do terceiro lugar, a Palmeira, do Sal, venceu a Juventude, da Boa Vista, por 27-19 e conseguiu o pódio, relegando os boa-vistenses para a quarta posição.
A ARBS (Boa Vista) terminou a prova no quinto lugar, seguido do Vitória Paul (Santo Antão), no sexto, Picos (Santiago Norte), na sétima posição, e a JBS (São Nicolau), no oitavo e último posto da tabela classificativa.
O campeonato de Cabo Verde em andebol contou com a participação de oito equipas e passaram às meias-finais os dois primeiros classificados dos dois grupos.
Prémio “Fair Play” para a equipa dos Picos
Melhor marcador: António Borges – 42 golos (Palmeira – Sal);
Melhor guarda-redes: Kevyn Monteiro – ARBS (Boa Vista);
Jogador Revelação: Eliandro Oliveira (Juventude – Boa Vista);
Melhor jogador: Rui Lopes (Girassol – Santiago Sul);
Equipa fair play: Picos (Santiago Norte).
C/Inforpress