A Biblioteca Nacional retoma, a partir de 10 de Julho, a iniciativa “Biblioteca de Verão” para despertar o interesse de crianças pela leitura, anunciou a curadora Matilde Santos. As inscrições encontram-se abertas até o dia 4.
Conforme Matilde Santos, o intuito é mostrar às crianças que a leitura pode ser sim prazerosa, por isso, durante a Biblioteca de Verão, cujas inscrições vão até terça-feira, 04, as actividades decorrem no âmbito de lazer, porém, o ponto de partida é sempre o livro.
A curadora destacou a necessidade de os pais e encarregados de educação perceberem da própria importância de os filhos terem contacto com as bibliotecas, desde muito cedo, uma vez que, argumentou, o livro continua a ser um dos meios “mais seguros” de aquisição de conhecimento.
Livro físico e digital
Este ano, segundo Matilde Santos, uma das novidades é a ligação entre o livro impresso e o digital com o propósito de tirar proveito das novas tecnologias para o processo de aprendizagem.
“Vamos lhes mostrar que, através das ferramentas digitais, como é que elas próprias também podem construir jogos e como podem desenvolver a partir da leitura de um livro. Vamos tentar aliar as tecnologias àquilo que já se faz e que normalmente os jovens usam”, disse, sublinhando que quando bem utilizado, as tecnologias podem ser um bom aliado.
A vaga para Biblioteca de Verão é de até 30 crianças, porque, de acordo com Matilde Santos, vai haver depois intercâmbios com outras colónias de férias, e o valor simbólico é 1.500 escudos.