O Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, recebeu nos Paços do Concelho, o Presidente do Conselho de Administração da Estradas de Cabo Verde (ECV), Eduardo Lopes, para a assinatura de um contrato programa, para a realização de trabalhos de manutenção e conservação da malha viária, sob a jurisdição do poder local. Alguns munícipes, entretanto, mostraram o seu descontentamento com o que chamaram de “mais um trabalho de tapa buracos”.
O Contrato programa assinado pela autarquia local com a ECV abarca um valor total de 4.000.000 de escudos (quatro milhões de escudos) para a execução das referidas obras, “garantindo melhores condições de circulação de viaturas e conservação das mesmas”.
A população mostrou-se descontente e enganada
A postagem, numa rede social da câmara, da assinatura não passou ao lado da população salense.
Júlio Rendall, uma personalidade importante da ilha do aeroporto, ativista e estudioso da história da ilha do Sal e ex-curador de Pedra de Lume, onde aliás nasceu, questionou a fiabilidade do que chamou de “mais um tapa buracos”.
“Afinal o nosso Premier, tinha afirmado ou não, da última vez que esteve no Sal, que as obras começariam no mês de Ju… ou é de Santa Ingrácia…… e agora aparece esta novidade de mais um tapa buracos, só que agora com direito a reportagem televisiva, conferência de imprensa e talvez um cocktail. Desde quando, confiar na palavra desta gente é fiável.”, escreveu.
Rendall questionou, também, as declarações da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva.
“A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, disse na tarde de ontem, na ilha do Sal, que a estrada que liga a cidade de Espargos a Santa Maria, irá ser modernizada com uma intervenção de fundo. “Vai ser uma estrada moderna, sustentada e segura, garante.”
Outra internauta lembrou que, no Sal, os projetos e promessas de reabilitação das estradas, tanto nacionais como locais, são só “obras no papel”, que só se vêem no “projeto”.
Ministra Eunice Silva tinha prometido estrada “moderna”
De relembrar que a ministra afirmou, em fevereiro último, na sessão pública de apresentação do projeto para a reabilitação e requalificação desta infraestrutura que conta com o financiamento do Banco Mundial, nos Paços do Concelho, que as obras de construção para a modernização da estrada que liga Espargos a Santa Maria deveriam arrancar no mês de maio, no entanto, já estamos em junho e nada foi feito.
Na altura, a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, disse que as obras abarcariam mais de 14 quilómetros de extensão, duas faixas de rodagem e quatro vias, numa área de intervenção em mais de 300.000m2 (trezentos mil metros quadrados).
“Vai ser uma estrada muito bonita, moderna, sustentada e segura que valoriza o Sal, que cria oportunidades para o desenvolvimento ainda mais da ilha”, assegurou Eunice Silva na altura.