A curta metragem de animação “A Fita Cor-de-Rosa”, produzida por Dai Varela, recebe, nos EUA, o prémio de Semi-finalista no Student World Impact Film Festival, na categoria Melhor Super Curta-Metragem. Com este reconhecimento, o filme vai passar a ser distribuído na Amazon Prime Vídeo.
O filme venceu esta distinção entre cerca de mais de 120 países participantes, e foi aclamado pela crítica.
Como Semi-Finalista, juntamente com outros premiados do SWIFF, “A fita cor-de-rosa” receberá acesso especial à distribuição no Amazon Prime Video. O SWIFF é um Parceiro de Distribuição do Amazon Prime Video Direct, e é sua missão capacitar os produtores com uma plataforma internacional para o seu filme através da sua relação com o Prime Video.
“A Fita cor-de-rosa” também está em competição para Melhor Curta-Metragem do FESTIN – 14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.
Vários prémios
O filme já foi distinguido com o “Júri Popular” no IX Festival Internacional “O CUBO” de Cinema em Língua Portuguesa e também o “Prémio Cabo Verde” no DjarFogo International Film Festival 2022 e distinguido com “Prémio Reconhecimento Especial” no DIFF23.
Para além disso, a película foi ainda selecionado para participar do Festival Lift-Off Filmmaker Sessions, no Reino Unido, evento com 12 anos de existência, do First-Time Filmmaker Sessions,no Reino Unido, evento com 7 anos de existência, da sexta edição do Festival Internacional de Filmes de Folklore da Índia 2023, que aconteceu de 1 a 5 de janeiro, e do Festival Internacional de Filmes ‘Prémios Black Cat’, evento com dois anos de existência e que acontece na Bolívia, no MOSTRA – Festival de Animação de Lisboa, entre outros.
Com a realização de Mon de Anjo e produção de Dai Varela, o filme conta com as vozes de Daniel Medina (no papel de Narrador), Mirtó Verissimo (no papel de Li Rau Mau-Mau) e Eder Xavier (no papel de Li- Bai, o Pombo Pomposo) e tem uma trilha sonora original cantada por Joel Almeida, Romeu di Lurdis, Ana Lisboa Santos e Leroy Pinto.