Terminam já no próximo dia 25 de Junho as inscrições para o Concurso Nacional de Ideias para projetos na Economia Azul. Os prémios chegam até aos 521 mil escudos.
De acordo com a ProEmpresa, o concurso realiza-se em três fases, numa primeira fase a nível local (ao nível dos municípios), a segunda fase é ao nível da ilha e a última fase é um concurso nacional, com as candidaturas apuradas de cada uma das ilhas.
A iniciativa tem como objetivo identificar, atrair e promover o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e iniciativas empreendedoras que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana.
Além de promover o desenvolvimento de ideias que possam contribuir para um maior aproveitamento das potencialidades de cada ilha, ao nível da Economia Azul e criar oportunidades de negócio para jovens.
Primeiro classificado leva cerca de 521 mil escudos “para casa”
As três melhores ideias de negócio que permitam dar resposta às necessidades do mercado e contribuir para o crescimento e a expansão da Economia Azul Cabo-Verdiana terão prémios monetários.
O primeiro lugar tem direito a 521 585 CVE (Quinhentos e vinte um mil, quinhentos e oitenta e cinco escudos), o segundo a 312 951 CVE (Trezentos e doze mil, novecentos e cinquenta e um escudos) e o terceiro a 208 634 CVE (Duzentos e oito mil, seiscentos e trinta e quatro escudos).
O concurso insere-se no quadro da operacionalização do PROMEB (Programa de Assistência Técnica para a Promoção da Economia Azul)no quadro do projeto GCP/CVI/051/SPA – Promoção do empreendedorismo na Economia Azul, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e implementado pela FAO e operacionalizada pela Pro Empresa.
As candidaturas devem ser feitas através da plataforma https://proe.proempresa.cv/
Tiago Ribeiro
Estagiário