PUB

Diáspora

Eleições no Luxemburgo: Quatro candidatos de origem cabo-verdiana eleitos

Quatros candidatos de origem cabo-verdiana foram eleitos nas eleições comunais no Luxemburgo, que tiveram lugar no domingo, 11 de Junho. O destaque vai para Natalie Silva, apesar de reeleita a conselheira, não foi reconduzida para o cargo de burgomestre (presidente) da Comuna de Larochette.

Natalie Silva, que obteve a maioria dos votos dos eleitores na Comuna de Larochette, nas eleições do passado domingo, 11 de Junho, não vai assumir o cargo de burgomestre.

A cabeça de lista do CSV (Partido Popular Social Cristão), obteve 442 votos dos eleitores, mas não mereceu a confiança dos outros conselheiros eleitos e que fazem parte do Conselho Comunal. Portanto, Silva não vai reassumir o cargo de burgomestre que vinha desempenhando desde 2017. Aliás, ela foi a primeira candidata de origem lusófona a chegar a essa função no Luxemburgo.

Entre gratidão e decepção

Em declaração à Rádio Latina, no Luxemburgo, Natalie Silva mostrou-se, por um lado, “honrada e grata pela confiança dos eleitores” de Larochette (norte de Luxemburgo). Mas, por outro, confessou-se “muito decepcionada com o desfecho destas eleições”, uma vez que os conselheiros eleitos não a reelegeram para burgomestre. Isso, como afirma, “apesar de a população de Larochette ter demonstrado através dos votos que está satisfeita com o trabalho feito” por ela e sua equipa”. Silva garante que, mesmo assim, se vai manter no Conselho Comunal e continuar a trabalhar em prol da comuna.

A reunião dos nove eleitos para o Conselho Comunal ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14 de Junho. E durante a votação para a escolha do novo burgomestre houve quatro votos a favor de Natalie Silva e cinco a favor de Mirko Martellini, passando este a ser o burgomestres desta comuna para os próximos seis anos. De salientar que Mirko foi o segundo mais votado em Larochette, com menos 89 votos do que a Natalie Silva.

Os outros vencedores de origem cabo-verdiana nessas eleições foram Jairo Delgado, Starsky Flor e Alcinda Lopes, eleitos para conselheiros (vereadores).

O economista, Janiro Delgado que concorreu pelo LASP (Partido Operário Socialista do Luxemburgo para a Comuna de Ettelbruck), foi eleito com 1 286 votos. Por seu turno, o engenheiro civil, Starsky Selestino Flor, que concorreu como independente na Useldange, conseguiu eleger com 334 votos. E Alcinda Medina Lopes, que também concorreu como independente, foi eleita com 420 votos na Comuna de Schieren.

De referir que no total foram 33 candidatos de origem cabo-verdiana que participaram nestas eleições comunais no Luxemburgo. E destes quatro conseguiram eleger-se para conselheiro. Em 2017 apenas dois candidatos conseguiram se eleger.

Importa ainda realçar, que esta foi a primeira eleição que os imigrantes residentes puderam votar.

Depois da comunidade portuguesa, os cabo-verdianos são o segundo maior grupo de estrangeiros no Luxemburgo. Desde os anos noventa que esse grão-ducado é um dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde. Dadas as condições de vida que oferece inúmeros cabo-verdianos têm-se estabelecido nesse pequeno país europeu.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 824, de 15 de Junho de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top