PUB

Mundo

BAD financia projeto que contribuirá para o acesso universal à água no Ruanda

O projeto beneficiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento foi o de Abastecimento de Água a Granel de Kigali, capital do Ruanda. O projeto, que foi concluído em 2021, abrangeu a instalação de uma nova estação de tratamento de água, a construção de novos poços e a reabilitação dos existentes. Também forneceu condutas, reservatórios de armazenamento, estações de bombagem e pontos de água em várias partes de Kigali.

 O projeto público-privado  permitiu que pessoas que vivem longe da capital não tenham que percorrer três horas ou mais para obter água potável, as distâncias ficaram agora em apenas cinco minutos.

Produzindo 40.000 metros cúbicos de água por dia, o projeto aumentou o acesso e melhorou os serviços de abastecimento de água a cerca de 500.000 pessoas em Kigali e nas zonas circundantes. Serve também a maior zona industrial do país, a Kigali Prime Economic Zone, situada em Masoro, no distrito de Gasabo.

Já não é preciso caminhar até três horas para ter acesso à água

“A situação piorava durante a estação seca porque o pântano secava, obrigando-nos a caminhar ainda mais – até três horas – para chegar à próxima fonte de água”, disse Umuhoza Francine, de 18 anos, que vive na aldeia de Nyagatovu, a cerca de 21 Km da capital Kigali.

“Já não acordo às 3 da manhã à procura de água. Durmo o suficiente sabendo que posso ter acesso a água potável à porta de casa”, disse Mukantwali da aldeia de Rwangara, no distrito de Bugesera, cerca de 18 km a sul da capital do Ruanda.

Mukantwali, Francine e outros residentes das suas aldeias pagam uma pequena taxa semanal de cerca de 300 francos ruandeses (37 cêntimos de dólar americano) para a manutenção das instalações.

Melhora no saneamento

 A diretora do ponto de água na aldeia de Rwangara, Esperance Mukandenezo, diz que a instalação melhorou o saneamento na área.

“Costumávamos ter muitos casos de doenças transmitidas pela água porque as fontes de água estavam contaminadas”, disse ela. “Agora, a situação melhorou muito, graças ao Projeto de Abastecimento de Água a Granel de Kigali.”

O saneamento nas escolas também melhorou porque, para além de melhorar o abastecimento de água, o projeto forneceu blocos sanitários às instituições de ensino.

O Projeto de Abastecimento de Água a Granel de Kigali foi a primeira operação do Banco no setor privado no Ruanda e foi concluído em 2021, foi implementado pela Corporação de Água e Saneamento (WASAC), a empresa nacional de abastecimento de água e saneamento.

C/ African Development Bank Group (AfDB)

PUB

PUB

PUB

To Top