Em São Vicente, o arranque das atividades têm lugar durante a manhã de hoje, quinta-feira, no Museu do Mar. Na ilha de Santiago, destaca-se a Feira Azul – Feira de profissões ligadas ao mar, a decorrer no palácio da Cultura Ildo Lobo que começou hoje, 8, e continua durante o dia de hoje e amanhã, 10. Serão realizadas, no dia 10, campanhas de limpeza subaquática e de praias em todas as ilhas.
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente a 8 de junho, este ano sob o signo “Planeta Oceano: A Mudança das Marés”.
“Cabo Verde, como Pequeno Estado Insular e Grande Estado Oceânico, composto por 99.3% de mar, associa-se a esta celebração com foco na co-responsabilização das nossas comunidades para a Mudança da Maré que pretendemos para Cabo Verde” lê-se no comunicado do Ministério do Mar que enfatiza, ainda, a necessidade de “mudança de mentalidades” voltada para a importância dos mares e sua importância para a preservação da humanidade.
Em São Vicente durante a manhã de hoje decorrem diversos workshops como um sobre tecelagem de cordas e redes de pesca, workshop de moda sustentável “Climax”, workshop de reutilização do plástico sob alçada da Biosfera e ainda um sobre a Segurança marítima e salvamento aquático.
À tarde será realizada a apresentação da Cabo Verde Ocean Week 2023.
Já no dia 10, campanhas de limpeza subaquática e de praias em todas as ilhas.
A data instituída em 2008 pelas Nações Unidas com o propósito de lembrar às Nações a importância dos oceanos no nosso quotidiano e preservação deste “pulmão do planeta” para as futuras gerações.
Tiago Ribeiro – Estagiário