A Associação Projecto Vitó registou, esta terça-feira, o primeiro abate de tartaruga marinha da temporada de desova 2023, na praia de Fonte Bila, em São Filipe, ilha do Fogo. Um pescador foi surpreendido quando abatia uma tartaruga adulta e foram apreendidas 22 kg de carne.
A denúncia foi feita à Inforpress pelo presidente da associação, Paulo Pina, segundo o qual uma equipa deslocou-se à praia de Nossa Senhora da Encarnação para monitorar a dimensão da apanha de areia e, com recurso a drone, identificou o rasto da saída de uma tartaruga, sem que houvesse, entretanto, o rasto de volta para mar.
Na sequência, os elementos da equipa deslocaram-se ao local para averiguar o que teria acontecido e surpreendeu um indivíduo a matar uma tartaruga adulta.
Polícia accionada
Confrontado, o infrator, que é pescador, teria ameaçado a equipa com recurso a uma arma branca, pelo que tiveram de abandonar o local.
A Polícia Nacional foi acionada, tendo identificado o pescador e recolhido um total de 22 kg de carne.
De acordo com Paulo Pina, esta foi a segunda tartaruga a sair na praia de Fonte Bila este ano, já que no dia 04 uma outra tinha aparecido no local.
C/ Inforpress