A embaixadora da Guiné-Bissau em Cabo Verde, Basiliana Hopffer Soares Tavares, assegurou esta manhã que as eleições legislativas estão a decorrer “dentro da normalidade”. Em Cabo Verde estão inscritos 2.711 guinasses em várias ilhas.
Basiliana Hopffer Soares Tavares, que exerceu o seu direito de voto às 10:00 na Mesa 1, da Escola Secundária de Palmarejo “13 de Janeiro”, desafiou a todos os guineenses recenseados residentes em Cabo Verde a se dirigirem às urnas, argumentando que se trata de “um dia especial” para a materialização “dos direitos cívicos, visando a eleição dos 102 deputados”.
“Dessas eleições sairá o novo Governo para exercer o seu mandato no período de quatro anos. Espero que, com esta eleição, o país vá arrancar com um novo elenco para poder desenvolver-se e continuar as cooperações com os nossos parceiros do desenvolvimento. Tratar-se-á de um Governo saído das urnas, de uma eleição legislativa, eleito democraticamente, um Governo com credibilidade”, sintetizou a diplomata.
As eleições em Cabo Verde, particularmente na Cidade da Praia, segundo a embaixadora, decorrem “dentro da normalidade”, com “boa afluência” dos eleitores durante o período da manhã, pelo que Basiliana Tavares considerou de “muito importante” para estas legislativas o votos dos cidadãos na diáspora, por terem os seus direitos cívicos enquanto guineenses.
2.711 eleitores guineenses em Cabo Verde
Um total de 2.711 guineenses radicados em Cabo Verde, distribuídos por oito mesas de votos nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal escolhem este Domingo, o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual concorrem 20 partidos e duas coligações.
Dos 2.711 eleitores, a Praia, de acordo com o presidente da Comissão Regional das Eleições para a Diáspora/Cabo Verde, Fernando Pinto, é o município com mais inscritos, com 54% (por cento), seguido da ilha do Sal com 21%, Boa Vista com 17%, Santa Catarina com 4%, São Vicente 3% e Santa Cruz com 2% do eleitorado.
As mesas de voto abriram às 07:00 de Cabo Verde (08:00 na Guiné-Bissau) e encerram às 17:00.
Total de 893.618 eleitores
O parlamento guineense é constituído por 102 deputados, dos quais 100 parlamentares eleitos no território nacional da Guiné Bissau e dois para a diáspora, designadamente para a África e Europa.
Para estas eleições estão registados 893.618 eleitores, dos quais 17.922 na diáspora em África e 17.894 na Europa, incluindo 7.789 em Portugal e haverá 3.524 mesas de voto, das quais 55 em África e 57 na Europa.