A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) pretende alargar o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Assomada, que funciona das 8h às 20h para 24/24 horas, tendo já apresentado o projecto ao Ministério da Saúde. Esta medida vai encurtar distâncias e reduzir custos, já que as pessoas pagam 700 escudos de táxi no percurso Assomada/Achada Falcão, sobretudo à noite, para serem atendidas nos serviços de urgências do Hospital Regional Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.
Segundo a Inforpress, que cita o diretor da RSSN, João Baptista Semedo, esta medida ao encontro das reivindicações de vários munícipes/pacientes, que têm que pagar 700 escudos de táxi à noite de Assomada/Achada Falcão para serem atendidas nos serviços de urgência do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV).
O Centro de Saúde de Assomada, que acolhe também a sede da Delegacia de Saúde de Santa Catarina e outros serviços, foi inaugurado no dia 26 de Julho de 2022, mas, no entanto, só entrou em pleno funcionamento a partir de meados de Setembro do mesmo ano, e funciona, apenas, das 8h às 20h.
Proposta já foi apresentada à ministra da saúde
Segundo João Baptista Semedo o projeto de alargamento do horário de funcionamento já foi apresentado à ministra da saúde.
“De momento, estamos no processo de análise de custos e simulação de escala para avançarmos com a sua implementação”, adiantou o diretor da RSSN.
Segundo este responsável, esta medida vai encurtar distâncias e reduzir custos, tendo lembrado que as pessoas pagam 700 escudos de táxi no percurso Assomada/Achada Falcão, sobretudo, à noite para serem atendidas HRSRV, em Santiago Norte.
Vários serviços
De recordar que o edifício do Centro de Saúde de Santa Catarina acolhe, também, a sede da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, os serviços do Centro de Saúde Reprodutiva de Assomada, serviços de ginecologia, pediatria, de radiologia, de estomatologia, entre outros serviços prestados pelos centros de saúde do País.
A RSSN conta com cinco delegacias de saúde, um hospital regional e um centro de saúde (São Salvador do Mundo) que depende da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, e serve uma população estimada em 121 mil pessoas.
C/ Inforpress