Já se encontram abertas as candidaturas para o Programa de Financiamento de Associações Juvenis – PROFAJ 2023, cujo objectivo é fomentar o desenvolvimento de projectos, em diversos domínios. O prazo vai até ao dia 7 de Junho e as candidaturas devem ser submetidas na plataforma YouthConnekt – Cabo Verde.
De acordo com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), o PROFAJ visa fomentar o desenvolvimento de projetos das associações juvenis e grupos informais de jovens, nos diversos domínios de actividade, desde saúde e bem-estar, ambiente, indústrias criativas, transformadoras e inclusivas (música, arte e cultura), formação, energia, inclusão social e inclusão digital, entre outros.
O programa pretende produzir impacto social relevante na comunidade onde serão desenvolvidos os projectos, como forma de gerar novas soluções para os desafios sociais atuais, complementando as respostas tradicionais.
Requisitos
Podem candidatar-se aos apoios previstos neste primeiro edital as associações juvenis e grupos informais de jovens, sem fins lucrativos, que estejam registadas como associação juvenil ou grupo informal de jovens, na plataforma digital do IDJ e que tenham a situação tributária e contributiva regularizada, perante a administração fiscal e a segurança social, quando aplicável.
O IDJ informa, ainda, que o co-financiamento pode ser em forma de recursos humanos, meios materiais ou logísticos, sendo que a sua comparticipação não poderá ultrapassar os 60% do total das despesas consideradas, independentemente do valor estimado do projecto.
Valor dos projetos
Os projecto devem, igualmente, ter um teto máximo de 400.000$00 e o valor mínimo 150.000$00.
As candidaturas decorrem até ao dia 7 de Junho e devem ser apresentadas nos termos do Regulamento do Programa, através da Plataforma YouthConnekt – Cabo Verde, disponível nas redes sociais e no site do IDJ – www.idj.cv.