O Instituto do Património Cultural (IPC), realiza na segunda-feira, 15, no Arquivo Nacional de Cabo Verde, a abertura do curso de Arqueologia Subaquática, do projecto MARGULLAR II, financiado pela União Europeia. A acção, com duração de seis dias, destina-se a profissionais e estudantes da área de património e autoridades marítimas.
O curso é uma das acções do Projecto MARGULLAR II, do programa INTERREG MAC 2014-2020, financiado pela União Europeia, e será ministrada pelo Arqueólogo José Bettencourt, do CHAM da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, tem como finalidade introduzir a disciplina de arqueologia, mais concretamente subaquática (componente teórica e prática), aos profissionais e estudantes da área de património, e/ou a agentes das autoridades marítimas e portuárias, de modo a melhor capacitá-los para os desafios inerentes à salvaguarda desse património.
Parte prática exige curso de mergulho
Para além da componente teórica, em terra e aberta a todos os participantes, o curso terá também uma componente prática, subaquática, destinada às pessoas detentoras de curso de mergulho, que será efetuada no sítio do naufrágio da fragata portuguesa Urânia, junto ao ilhéu de Santa Maria, em 1809.
A abertura do curso será presidida pela Presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa e pela Chefe de fila do Cabildo de Lanzarote, Rita Marrero.
O evento será transmitido através da plataforma zoom e via live no facebook na página do IPC e do Museu de Arqueologia.