O Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão considera que os munícipes ribeira-grandenses “devem sentir-se satisfeitos” com o caminho percorrido pelo município. Orlando Delgado, aponta o facto de Ribeira Grande estar “muito acima” da média nacional em termos qualidade de vida da sua população.
“O índice de coesão territorial que mede de facto a qualidade de vida de um determinado território, coloca o município da Ribeira Grande no quinto lugar, no conjunto dos 22 municípios de Cabo Verde”, afirmou o edil Orlando Delgado durante a sessão solene comemorativa do Dia do Município da Ribeira Grande, celebrado, este ano, pela primeira vez, numa nova data, a 07 de Maio, que assinala a criação, em 1732, do concelho de Santo Antão
Fragilidades: acessibilidades e habitação social
Orlando Delgado também fez questão de salientar que, apesar do sucesso do trabalho levado a cabo pela autarquia e o Governo central, o Município da Ribeira Grande de Santo Antão ainda enfrenta algumas fragilidades, nomeadamente a nível das acessibilidades e da habitação social.
O edil ribeira-grandense diz, no entanto, haver um sentimento de “esperança e confiança” quanto aos desafios do futuro.
“Como puderam ver aqui o diagnostico está bem feito e todas as bancadas sem excepção trouxeram projecções daquilo que nós todos queremos para o nosso município”, disse, referindo-se às intervenções feitas pelas diversas forças com assento na Assembleia Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão na sessão solene comemorativa do Dia do Município realizada Domingo, 7, na cidade de Ponta do Sol.
Felicitações do Presidente da República
O Presidente da República, também saudou, ontem, Domingo, o Dia do Município da Ribeira Grande de Santo Antão, aproveitando a ocasião para destacar “as enormes” potencialidades do concelho nos sectores da agricultura, agro-indústria, pesca, e, sobretudo, o turismo.
Numa missiva dirigida ao edil local, Orlando Delgado, o chefe de Estado considera que, não obstante os constrangimentos e desafios, “os ribeiragrandeses têm motivos para festejar”, justificando que a abertura do polo universitário do Instituto das Ciências Agrárias de Santo Antão, que faz parte da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e que dispõe de campus no centro agrícola de Afonso Martinho, pode ser “capaz de impulsionar uma agricultura mais moderna e mais sustentável”.
José Maria Neves, não deixou de apontar reconheceu, alguns constrangimentos que Ribeira Grande e Santo Antão enfrentam, nomeadamente a precariedade em termos de transportes marítimos que conforme referiu, “têm dificultado a circulação de pessoas e escoamento de produtos, desemprego, contratos precários, redução de poder de compra, pobreza e perda da população”.
Recorde-se que o Dia do Município da Ribeira Grande de Santo Antão vinha sendo comemorado a 17 de Janeiro. Porém, em Novembro do ano passado, a Assembleia Municipal local, aprovou a nova data para a celebração da efeméride, 7 de Maio, que assinala a criação, em 1732, do concelho de Santo Antão com sede na povoação de Santa Cruz que, na ocasião, foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Vila da Ribeira Grande.