A câmara municipal de Porto Novo, em Santo Antão, conta avançar com o relançamento do projecto da construção do Museu das Romarias, ainda em 2023. Recorde-se que as obras estão paradas há quase uma década. O museu pretende contribuir para a preservação e promoção da tradição da Festa de São João, enquanto produto turístico nacional e internacional.
A criação do Museu Nacional das Romarias insere-se no projecto de salvaguarda das festas de São João, que já contemplou a requalificação do roteiro das festas de São João e prevê ainda o restauro das capelas de São João Baptista na Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo.
Além do museu das romarias, a autarquia pretende avançar com a requalificação urbana, ambiental e turística da aldeia do Monte Trigo e a construção do parque infantil da cidade do Porto Novo.
A tradicional Festa de São João de Porto Novo acontece em Junho, atraindo milhares de pessoas, entre emigrantes da diáspora, turistas, locais de várias ilhas e portonovenses espalhados pelas ilhas de Cabo Verde.
C/Inforpress