A localidade de Fajãzinha foi escolhida como palco para as actividades da IX edição do Festival do Café do Fogo, que decorrerá de sexta-feira, 14, a domingo, 16 de Abril. Este ano o início do festival coincide com a celebração do Dia Internacional do Café, que se celebra a 14 de Abril.
O Festival do Café do Fogo, que já vai na sua nona edição, visa promover o café enquanto produto biológico e que pode alavancar a economia do município dos Mosteiros, mas também a sua internacionalização, segundo o presidente Fábio Vieira.
Segundo a edilidade, a escolha de Fajãzinha para acolher as atividades centrais do Festival do Café está enquadrada na política de descentralização das actividades e também devido ao facto de a localidade estar a promover um conjunto de actividades para o mês de Maio.
Programação
A programação da IX edição do festival prevê para o dia 14, Dia Internacional do Café, a abertura oficial do festival com intervenção de um representante de produtores de café dos Mosteiros e do presidente da câmara, corrida do café kids no percurso Praça de Murro a Fajãzinha, jogos de inclusão, música ao vivo com grupos locais e convidados.
Segundo dia com feira agrocultural, atuações musicais outras atividades
Para o segundo dia está programada a feira agrocultural, quinta edição da corrida do café do Fogo sénior masculino, no percurso Cutelo Alto (zona alta) a Fajãzinha, corrida de café sénior feminino no percurso Sumbango/Fajãzinha e corrida de café na modalidade de veteranos no percurso Cidade de Igreja/Fajãzinha, assim como a cerimónia de premiação dos vencedores das diversas categorias de corrida do café e música com grupos locais.
No último dos três dias do festival, além da continuidade da feira agrocultural, serão realizados a fase final dos concursos de poesia, pintura, bolo de café e de café com “ajunta”, seguido do anúncio do resultado e entrega dos prémios aos vencedores e de música ao vivo com grupos locais para o encerramento.
Museu do Café
Paralelamente ao festival do café, a câmara está a trabalhar na segunda fase do Museu do Café, que funciona no centro da cidade de Igreja, e para tal a autarquia pretende fechar um protocolo de cooperação com o Centro de Ciência do Café de Portugal para definir uma agenda de trabalho para a sua implementação.
C/ Inforpress