A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) promove no próximo dia 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, pelas 20h, na Assembleia Nacional de Cabo Verde, a segunda edição da Gala Liberdade de Imprensa. Com um novo formato e atuações de artistas de renome, o ponto alto da noite será o anúncio do Prémio Nacional de Jornalismo.
De acordo com o presidente da AJOC, Geremias Furtado, citado pela Inforpress, este ano apostou-se num novo formato, diferente da primeira edição.
A novidade é que os finalistas de cada categoria do Prémio Nacional de Jornalismo 2023 serão conhecidos na Gala, e não em conferência de imprensa, como vinha acontecendo, até aqui, assim como os distinguidos da menção honrosa, equivalente ao segundo classificado, ainda que sem direito a prémio financeiro.
Segundo Geremias Furtado a intenção é de promover, além de tudo, um momento de convívio com jornalistas e profissionais equiparados, para que se crie um ambiente de amizade e confraternização para se ter uma classe cada vez mais unida.
Ainda durante a Gala serão homenageados os profissionais da comunicação social que faleceram nos últimos tempos, entre eles, o jornalista Mário Almeida.
“Moldar um Futuro de Direitos: “Liberdade de expressão como motor de todos os outros direitos humanos”
“Moldar um Futuro de Direitos: “Liberdade de expressão como motor de todos os outros direitos humanos” é o lema da II edição da Gala Liberdade de Imprensa que representa também o tema do 3 de Maio, a nível mundial.
A II Edição desta Gala contará com as atuações de Zé Rui de Pina, Luna Cruz, Ló de Pina, George Tavares, Mindela Soares, Manel di Candinho, Braz de Andrade e Zul Alves.
Além da Gala, o 3 de Maio será marcado por um conjunto de conferências, acontecer na Presidência da República, sobre temas relacionados com o jornalismo, como direitos do homem e a liberdade de imprensa, o direito de informação, entre outros, com a presença de experts nacionais e estrangeiros.
Um dos temas em debate é precisamente o da “Desinformação/Fake News e Fact Check”.
Recheado de atuações e atividades desportivas
De notar que durante os dias 29 e 30 de Abril, terão lugar as atividades desportivas relacionadas com o 3 de Maio, como a corrida da Liberdade de Imprensa e o Torneio de Futsal Liberdade de Imprensa, em masculino de feminino, em lugar a anunciar
Recorde-se que o Prémio Nacional de Jornalismo foi criado pelo Governo, através da Resolução n.o 95/2013, de 14 de Agosto, tendo por objectivo galardoar acções dos jornalistas, empresas ou órgãos de comunicação social e estimular a produção e difusão de trabalhos jornalísticos que concorrem para a promoção dos valores como a liberdade, a democracia, o empreendedorismo, e a solidariedade social.
Tiago Ribeiro
Estagiário