O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, usou as redes sociais para prestar o seu apoio e solidariedade aos familiares das vítimas militares, na sequência do acidente com a viatura das Forças Armadas, a caminho da Serra da Malagueta, ontem à tarde.
Na sua página do Facebook, Ulisses Correia e Silva confirmou que o Governo decidiu decretar dois dias de Luto Nacional em memória às vítimas e adiantou que o Governo está disponível para prestar total apoio aos familiares das vítimas.
O Primeiro-Ministro disse estar a acompanhar esta trágica situação, e manifestou, em nome do Governo de Cabo Verde, total solidariedade aos familiares e à instituição Forças Armadas.
“As nossas preocupações e desejos de recuperação para os feridos, alguns em estado grave, de entre os quais um colaborador do Ministério da Agricultura e Ambiente”, lê-se no final da publicação do Chefe de Estado.
O acidente
No total estavam 32 militares no caminhão que capotou, dos quais oito acabaram por perder a vida e mais de 20 seguem ainda hospitalizados, quando seguiam para apoiar o incêndio da Serra Malagueta, que tem ainda uma frente activa na zona de Monte Semedo.
As eventuais causas por detrás deste trágico acidente de viação ainda não estão a ser oficialmente apontadas.
Ainda existe uma frente a arder
Recorde-se que a frente de incêndio em Serra Malagueta já está controlada mas ainda há uma segunda frente a arder, em Monte Semedo
No terreno, segundo a Câmara Municipal do Tarrafal, está o Corpo de Bombeiros de todos os municípios da ilha de Santiago, Serviço de Proteção Civil, Forças Armadas, e a população em geral, que “incansavelmente” estão a agir no combate ao incêndio, que tem estado a consumir desde ontem, 01 de abril, a vasta área da Serra Malagueta.
O incêndio teve início na tarde de sábado,1, com duas frentes em Serra Malagueta e Figueira das Naus, o suposto autor do fogo posto é um indivíduo de sexo masculino da comunidade de Serra Malagueta, que neste momento se encontra detido na esquadra Policial de Santa Catarina.
Tiago Ribeiro – Estagiário