Arranca hoje, ao fim da tarde, e estende-se até amanhã à noite, as disputas finais da 2ª Edição Torneio de Xadrez em homenagem a Gabriel Borges, que decorre nas instalações do Grémio Desportivo Amarante, em São Vicente.
Esta 2ª Edição do Torneio de Xadrez, em homenagem póstuma a Gabriel Borges, que foi o oitavo presidente do Grémio Desportivo do Amarante e um activista, social cultural e desportista, conta com a participação de seis equipas.
Duas do Amarante e uma, cada, do Mindelense, Falcões do Norte e Escola Salesiana. Esta última, entra no torneio pela primeira vez.
Depois do arranque da competição, no fim de semana passado, o torneio entra no final da tarde de hoje na sua recta final, sendo conhecidos amanhã, sábado,18, os vencedores. O apuramento faz-se por equipas e respectivas pontuações.
Quem foi Gabriel Borges
Gabriel Borges, figura ímpar e muito acarinhada da ilha de São Vicente, foi um homem do desporto e da cultura, um activista. Esteve inclusive ligado ao teatro, antes da independência, na década de 50, na altura em que o próprio Grémio Desportivo do Amarante levava o teatro ao palco do Éden Park.
Nascido a 18 de Março de 1924, tendo falecido em 2017, aos 93 anos de idade, Gabriel Borges foi o 8º Presidente do Grémio Desportivo Amarante, clube que ajudou a fundar com Beto Fernandes, Evandro de Matos, entre outros. Tendo sido, inclusive, juntamente com Evandro de Matos, foram os rostos da equipa que conduziu a fase dita de modernização do Amarante de hoje em dia.
Recorde-se que o Grémio Desportivo Amarante foi fundado a 2 de Junho de 1936, compreendendo actualmente as modalidades de Futebol, Xadrez e Andebol.